Redes Sociais

Nossas
Redes

Espaço
Corretor

Espaço
Cliente

7 atitudes sustentáveis para colocar em prática

Atitudes sustentáveis: entenda quais são as ações que você pode colocar em prática na rotina. Leia mais!

7 atitudes sustentáveis para colocar em prática

Postado em 15/FEV/2024

Adotar atitudes sustentáveis na rotina é uma das maneiras de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente e de recursos naturais. Desde práticas individuais a ações em comunidade, o envolvimento com iniciativas sustentáveis visa minimizar a degradação do meio ambiente da sua região.

 

Para que você possa contribuir, preparamos este artigo com 7 dicas de atitudes sustentáveis para colocar em prática. A seguir, você lerá mais sobre:

O que são atitudes sustentáveis?

Atitudes sustentáveis consistem em comportamentos que reduzem o impacto negativo das ações humanas no meio ambiente. O propósito dessa prática é preservar os recursos naturais e alinhar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção ambiental.

 

As atitudes sustentáveis consistem em ações que, além de promover a proteção ao meio ambiente, contribuem para a consciência ambiental de uma comunidade.

7 atitudes sustentáveis para praticar

Adotar atitudes sustentáveis simples, que podem ser incorporadas na rotina, auxilia na preservação do meio ambiente e na melhoria do bem-estar dos moradores da região. Algumas ações que você pode praticar são: 

 

  1. Reduza o uso de plástico
  2. Procure por alternativas para a geração de energia elétrica
  3. Opte por opções de transporte sustentável
  4. Separe o lixo
  5. Priorize o consumo de alimentos orgânicos
  6. Prefira marcas sustentáveis
  7. Participe de iniciativas locais de sustentabilidade

 

Continue a leitura para entender como colocar essas indicações em prática.

1. Reduza o uso de plástico

A produção e descarte inadequado do plástico tem como consequência a poluição ambiental. Por ser uma substância durável, com uma estimativa de decomposição de centenas de anos, o plástico é um material prejudicial ao meio ambiente.

 

O consumo excessivo de plástico pode gerar problemas como o aumento da poluição, com o acúmulo em aterros sanitários e oceanos, a exploração de recursos não renováveis, devido ao uso de petróleo para a sua produção, e a emissão de gases causadores do efeito estufa.

 

Para reduzir o uso deste material na rotina, priorize a compra de produtos a granel, como alimentos e produtos de limpeza, utilizando embalagens reutilizáveis que podem ser recarregadas. 

 

Pequenas ações como a substituição de sacolas plásticas por bolsas reutilizáveis, a diminuição do uso de recipientes de plástico e a seleção de embalagens sustentáveis são ações que podem diminuir o seu consumo de plástico na rotina.

2. Procure por alternativas para a geração de energia elétrica

Fontes de energia renovável, como solar e eólica, são alternativas para a produção de energia de forma sustentável. Além de gerar a independência energética de matrizes que proferem gases poluentes, as fontes renováveis também contribuem para a valorização da propriedade.

 

Em relação aos materiais utilizados no ambiente interno, lâmpadas de LED são recomendadas por consumirem menos energia, possuírem vida útil mais longa que outras opções e não emitir radiação ultravioleta (UV) ou infravermelha.

3. Opte por opções de transporte sustentável

Escolher o transporte sustentável é uma atividade que reduz a propagação de gases de efeito estufa associados ao deslocamento diário. 

 

O uso de bicicletas como meio de transporte é uma opção sustentável. Além de ser livre da transmissão de gases poluentes, esse meio também promove um estilo de vida mais saudável. 

 

Para facilitar o acesso à população, sistemas de bicicletas compartilhadas podem ser utilizados em diversas regiões. Os interessados podem procurar mais informações no site ou aplicativo da empresa responsável para visualizar os planos disponíveis.

 

Carros elétricos também são considerados boas opções para diminuir a propagação de gases de efeito estufa. Esses veículos não emitem poluentes diretamente e produzem uma menor pegada de carbono — quantidade total de gases de efeito estufa emitidos por uma pessoa — do que carros tradicionais.

 

4. Separe o lixo

A gestão adequada de resíduos garante a destinação adequada, promovendo a sustentabilidade. Com a separação correta, os materiais — vidro, plástico, papel e metal — são reciclados com mais facilidade, reduzindo a necessidade da coleta de novas matérias-primas para a produção de novos produtos.

 

A separação adequada de lixo também reduz a contaminação de objetos recicláveis de resíduos orgânicos, além de garantir que itens que podem ser reciclados sejam destinados a aterros sanitários.

 

Para separar o seu lixo corretamente, utilize as seguintes dicas:

  • utilize o sistema de cores para separar o lixo, sendo elas: azul (papéis e papelão), vermelho (plástico), amarelo (metal), verde (vidro) e marrom (orgânico);
  • higienize embalagens antes de reciclá-las;
  • utilize sacos de lixo biodegradáveis para a reciclagem de resíduos orgânicos, como restos de alimentos;
  • objetos como pilhas e baterias devem ser descartados em postos de recolhimento da sua cidade, não com o lixo comum.

5. Priorize o consumo de alimentos orgânicos

O consumo de alimentos orgânicos é uma atitude que promove a sustentabilidade, além de contribuir para um estilo de vida mais saudável. A agricultura orgânica, responsável pelo cultivo desse tipo de alimento, visa preservar a saúde do solo e da biodiversidade próxima às áreas de plantio.

 

A agricultura orgânica também prioriza o cultivo sem o uso de agrotóxicos e pesticidas que são considerados nocivos para o meio ambiente e para quem consome o produto.

6. Prefira marcas sustentáveis

A responsabilidade sustentável é uma atitude que também deve ser aplicada por marcas e empresas dos mais diversos segmentos. Além de indivíduos que aplicam ações sustentáveis durante a sua rotina, as empresas também devem adotar práticas ecológicas em suas operações para diminuir seu impacto negativo no meio ambiente.

 

O consumo relacionado a marcas sustentáveis também pode influenciar outras empresas a fazerem o mesmo, gerando um impacto positivo de forma ecológica ou social.

 

Para colocar essa iniciativa em prática, procure por empresas com certificações de sustentabilidade. No setor imobiliário, há a certificação EDGE, entregue para construtoras que possuem empreendimentos que atendem a requisitos sustentáveis.

 

Em outros setores, além de certificações, procure também por características como eficiência energética — uso de fontes de energia renováveis — para na produção, apoio a causas e iniciativas sustentáveis e transparência sobre as práticas de sustentabilidade aplicadas.

7. Participe de iniciativas locais de sustentabilidade

O engajamento com iniciativas locais que promovam a sustentabilidade contribui para a preservação do meio ambiente. Em projetos como o plantio de árvores, limpeza de áreas verdes ou programas de reciclagem, os voluntários colaboram diretamente com o meio ambiente local.

 

Nestes espaços, os voluntários têm contato com outros membros da comunidade. Assim, há o compartilhamento de práticas sustentáveis e ideias em comum que podem beneficiar a sociedade local.

 

Além das ações de sustentabilidade que podem ser aplicadas na rotina, os voluntários podem participar ativamente da melhoria do ecossistema local e cooperar para o bem-estar da sua comunidade.

 

Para encontrar projetos como esse, procure por iniciativas da Prefeitura da sua cidade ou ONGs (Organizações não Governamentais) que atuem na região.

Conheça o blog da R. Freitas

Fundada em 1985, a R. Freitas é uma construtora que busca por novas tecnologias e preza pelo incentivo à sustentabilidade em seus projetos. Acesse o blog da R. Freitas para encontrar mais dicas e tendências sustentáveis para aplicar na sua rotina.

 

autor
João Vitor de Freitas
Diretor de Marketing da R.Freitas há mais de 5 anos, empresa da qual é sócio, João Vitor também é formado em Engenharia Civil pela PUC-RJ.