Redes Sociais

Nossas
Redes

Espaço
Corretor

Espaço
Cliente

6 Etapas para simplificar a sua vida no financiamento imobiliário

O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Mas financiar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa análise, requer preparação e informação.

6 Etapas para simplificar a sua vida no financiamento imobiliário

Postado em 31/MAR/2021

O sonho da casa própria está presente no imaginário de muitos brasileiros. Mas financiar um imóvel é uma tarefa que exige uma boa análise, requer preparação e informação.

 

Documentos, trâmites, variações entre as modalidades oferecidas pelo mercado, a busca pelo imóvel perfeito, tudo isso faz com que quem queira comprar o primeiro apartamento precise saber exatamente qual é o caminho para não perder tempo, nem dinheiro.

 

Vamos conhecer melhor essa dinâmica para você já começar a trilhar esse percurso devidamente preparado:

 

1 – Simule o financiamento

 

Uma das primeiras etapas do financiamento imobiliário é fazer uma simulação para visualizar tudo o que entra na conta: os valores, prazos e todos os fatores envolvidos no acordo que você está prestes a fechar.
Para isso, você pode usar os simuladores de financiamento de algumas instituições na internet. No geral, os simuladores são bem simples e em minutos você já tem o resultado.

 

2 – Envie a proposta

 

A próxima etapa do financiamento é escolher um imóvel de seu interesse e enviar uma proposta para a instituição escolhida. Basta que você entre no site da instituição, preencha uma proposta online, siga os passos e informe alguns dados que serão solicitados.

 

3 – A análise de crédito

 

Nessa etapa serão solicitados documentos adicionais para checagem. Todos os documentos informados no envio da proposta devem ser apresentados, além de comprovantes de renda, residência e certidões negativas.

 

4 – Vistoria técnica e avaliação do imóvel

 

Com todos os documentos das partes envolvidas apresentados, é hora de avaliar o imóvel. Para tanto, agenda-se uma vistoria ao lugar, com a presença de um engenheiro ou arquiteto credenciado, com a devida comprovação do pagamento da vistoria.
Quem estiver vendendo o imóvel precisa fornecer uma série de documentos também, seja uma pessoa física ou jurídica. No que corresponde à propriedade, a matrícula do imóvel é o documento mais relevante, já que corrobora a legalidade do vendedor para que ele esteja habilitado a realizar a venda.

 

5 – Contrato

 

Com a proposta aprovada e com todas as condições atendidas, chega o momento de fazer o seguro habitacional obrigatório e marcar uma data para que todas as partes envolvidas apresentem-se para assinar o contrato.
Após a assinatura, é feito o pagamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e o contrato é registrado no cartório.

 

6 – Liberação de recursos

 

Com todas as etapas anteriores atendidas, chega o momento de enviar o registro do contrato para a instituição financeira do financiamento.

 

Uma vez que o vendedor tenha a primeira transferência, você já pode pegar as chaves da sua casa própria, e finalmente comemorar com a certeza de que está começando uma nova fase de sua vida. Aproveita e vem investir seu financiamento imobiliário, com os empreendimentos da Rfreitas Construtora e tenha a garantia da valorização do seu empreendimento!